Categoria: Artigos
Data: 20/07/2024

Terminei de ler este livro. É um lançamento da Editora Recriar com 391 páginas. Esta obra aborda o momento histórico no qual os negros foram escravizados. Eles tiveram um estilo de vida cruel como escravos no norte e no sul dos Estados Unidos das Américas.

Arrancados do lugar de origem, os negros não esqueceram os costumes aprendidos e os colocaram em práticas tendo um sacerdote como guia. Foi a partir destas reuniões que a coisa foi tomando forma até a chegada dos primeiros missionários.

O livro, organizado por William Edward Burghardt Du Bois (1868–1963), mostra, com riqueza de estatísticas e detalhes históricos, o surgimento das principais igrejas históricas dirigidas por negros. O livro aponta com detalhes as discriminações sofridas pelos negros, aponta também a falha de caráter dos pastores bem como das igrejas existentes na época, a saber, batistas, congregacionais, presbiterianas etc.

A obra destaca o crescimento da Igreja Batista do Sul dos Estados Unidos como a maior denominação negra do país e, destaca ainda a falha de caráter de muitos pastores, mas também, exalta aqueles que foram fiéis até o fim da jornada. Com riqueza de detalhes, a obra relaciona os principais colégios e universidades da época que abertamente declaravam se aceitavam ou não negros nos seus quadros. Quando um negro era aceito numa instituição de, seja ela seminário ou faculdade, eles eram qualificados como inferiores aos alunos brancos.

O desprezo pela raça negra é tão obvio e cruel que, em certos momentos da leitura, as lágrimas rolam; rolam pelos desprezos que sofreram e pelas injustiças e omissões praticadas pelas igrejas da época. Por esta razão, Du Bois chegou manifestar seu desprezo pelo cristianismo que deixou de ser “sal da terra e luz do mundo”.

O livro é interessante do ponto de vista histórico e se você quiser conhecer um pouco mais das lutas dos nossos irmãos e irmãs do passado, recomendo a leitura, mas prepare o seu coração por ter narrativas tristes.


Rev.André Luiz Ramos

Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Nova Iguaçu, Dr. Em Direito Político e Econômico e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Autor: Rev. André Luiz Ramos   |   Visualizações: 191 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário